Smashing Pumpkins

Os Smashing Pumpkins foram formados em 1988, já lá vão 22 anos, o primeiro álbum foi lançado em 1991 (Gish), álbum que nunca ouvi, no entanto, lançaram, após esse, mais 6 álbuns, singles conhecidos como a Zero; Try, try, try; Landslide, Bullet with butterfly wings; 1979, etc. Após o álbum em 2000, Billy Corgan(vocalista) pensou que seria melhor acabar com o grupo. Formou em 2003 uma banda chamada Zwan que apenas produziu um cd (Mary star of the sea) em 2003, a banda não teve muito sucesso ficando-se apenas por este álbum mas com uma musicalidade bastante semelhante a Smashing, fez após isso um álbum a solo (The Future Embrace) em 2005, resolvendo voltar aos Smashing Pumpkins em 2007 com um novo álbum, Zeitgeist, álbum mais político mas que no entanto fugiu bastante à imagem que a banda tinha criado anteriormente, sendo assim o seu retorno não foi tão caloroso como se esperava, no entanto este ano eles estão a lançar um novo álbum, chamado teargarden by kaleidyscope, com cerca de 44 músicas, 4 das quais disponíveis para download gratuito , destaque para a "a song for a son". 
Infelizmente não se calcule que eles venham a Portugal, pelo menos este ano. 
Para finalizar, são já uma banda  e uma personalidade carismáticas no mundo da música e do rock alternativo da década de 90.
Aqui fica um dos clips mais interessantes deles:

2 comentários:

20iB disse...

Grande post. Adoro Smashing Pumpkins.

Twikah disse...

1. Nice post! Está é bastante sintético, a descrição podia estar algo mais extended, não querendo com isto retirar mérito algum xD

2. Vi o vídeo da "Try try try" pela primeira vez em 2000, na altura em que foi produzido e aquando da primeira rotura da banda, e nunca me esqueci dele. Não conheço todos os clips de Smashing, mas este considero particularmente bom, pela mensagem que transmite, que de certo não deixará ninguém indiferente.