Strokes


Em jeito de introdução gostaria de começar por falar no estilo indie, conceito criado, salvo erro, em meados dos anos 90, estava empregue, em grande parte, aquelas bandas que assinavam por pequenas editoras, no entanto muitas destas bandas revelaram-se bastante boas o que fez com que se mudasse o conceito, dentro da musicalidade do género não há dúvida que é rock, apesar de existirem bandas bastante diferentes, mais electrónicas, mais rock n' roll ou alternativo, o rock está presente. O conceito surge na Inglaterra pegado e misturado com o Britpop.
Note-se que considero que tenha sido criado nos anos 90, no entanto existem bandas anteriores dos anos 80 e início dos 90 que também poderiam ser consideradas indie rock, falo de Pixies, Stone Roses, Meat Puppets, havendo, como disse antes, relações com o britpop e sons mais distorcidos a nível americano.
Assim sendo penso que é um género que marca tanto esta década que está a acabar como a de 90 apesar do seu conceito ambíguo.
Surgem assim os Strokes em 1998, vindos de nova iorquino, o seu vocalista, Julian Casablancas, peça central, e de notar que o baterista é brasileiro, Fabrizio Moretti.
A banda lançou o primeiro EP em 2001 com três músicas, uma delas ainda se pode ouvir bastantes vezes pelo Bairro Alto, falo da Last Nite. Nesse mesmo ano lançaram o álbum Is This It com os singles Hard to Explain, Someday e Last Nite, na minha opinião o melhor álbum da banda até à data. Is This It garantiu no ano seguinte aos Strokes 11 nomeações nas diferentes entregas de prémios, arrecadando 5 prémio.
Em 2003 lançam o Room on Fire, com 3 singles, 12:51, Reptilia e The End Has No End, um álbum menos conseguido, com apenas uma nomeação para melhor banda do ano de 2003 e sem nenhum hit como tinham sido os 3 singles do álbum anterior.
Por fim, em 2006, lançam o seu último álbum (estão agora a produzir o quarto) First Impressions of Earth, voltando a por os Strokes no topo do indie rock, com os singles Juicebox, Heart in a Cage e You Only Live Once, destaque pessoal para o primeiro destes, a banda ganhou nesse ano o prémio de melhor banda internacional NME, não querendo isso dizer nada claro.
 Este vídeo está lindo, basta aparecer o Jack White
 

P.s. O vocalista esteve bum colégio na Suíça porque supostamente tinha problemas com o álcool no entanto penso que eles continuam!  


Sem comentários: