Maria Clementina



"Frescos, doces e sumarentos", assim se espelham os Maria Clementina. São compostos por quatro personagens desenhados a preto e branco (imagem gráfica assinada pela ilustradora Vanessa Teodoro - SuperVan), de quatro artistas nacionais e cuja verdadeira identidade é desconhecida. Raquel Menina é a vocalista, Juca Pavico o responsável pela guitarra, piano e voz, Enrique Mita pelo baixo, banjo e ainda voz e Manuel de Malta pela bateria, theremin e outros instrumentos.
Trata-se de uma banda geograficamente separada, que ensaia e compõe de forma cósmica, ou seja, à distância virtual da internet. Assim, as formas terrenas dos alter-egos que constituem a banda só se juntam verdadeiramente em estúdio para gravar.
Segundo o Myspace dos Clementinas, consta que «a banda nasceu, verdadeiramente, na cabeça de Manuel de Malta no exacto momento em que os seus lábios pousaram nos de Raquel Menina pela primeira vez - ocasião em que, em vez dos habituais fogos de artifício, Manuel de Malta diz ter começado a ouvir um conjunto de acordes maiores em progressão cromática tocados por um órgão Cassione de 1982. "Se um dia tivermos uma filha, chamamos-lhe Maria Clementina" terá dito, embriagado pelos cabelos cor de clementina de Raquel e pelo amor que logo ali sentiu, ainda que sem perceber por que carga de água (ou sumo de clementina) o Cassione tinha vindo substituir os foguetes do costume. "Uma filha? Primeiro faz-me uma banda, depois logo se vê", respondeu Raquel Menina a cantar e com o espírito prático que, apesar das aparências, a caracterizava.»
Com um estilo que classificam como ruralo-pop-inconformado, os Maria Clementina lançaram como single de avanço o tema "Veio a Maria Clementina", que fica no ouvido e protagoniza o anúncio do B! Clementina, sendo também divulgado nas rádios para abrir o apetite de todos.
E abrir o apetite para quê? Para um EP com 4 músicas. que está a propósito a ser distribuído com a edição de Julho de 2010 da BLITZ - nº49. As músicas foram compostas em parceria entre os artistas que assinam Manuel de Malta e Enrique Mita, o "cowboy de Tondela". Sabe-se por último que o grupo não pensa para já dar concertos nem editar qualquer álbum.

Por fim, a pergunta que assola a mente de muitos: "Quem são os Clementinas?!" Bom, quanto ao Manuel, nos locais que pesquisei não detectei sugestões dos cibernautas  acerca de nomes para a sua verdadeira identidade. Relativamente à voz feminina, aponta-se para o verdadeiro nome de Raquel artistas como Susana Félix, Maria de Medeiros ou mesmo Lena d'Água, mas não existe consenso. Porém, escrevendo agora unicamente de acordo com os meus sentidos, naquilo que concerne ao Clementina Enrique não tenho quase dúvida de que se trata do senhor Úria (que interpreta a primeira parte do single já mencionado), enquanto que o Clementina Juca dá pelo verdadeiro apelido de Bettencourt (interpreta a segunda parte do single, se assim se pode dizer). Alguém tem mais opiniões? É favor partilhar.
Para conhecerem melhor o projecto Maria Clementina consultem o seguinte link, considerei engraçado. Por ora é tudo, podem visionar supra o clip "Veio a Maria Clementina".

2 comentários:

Anónimo disse...

A segunda voz totalmente Tiago Bettencourt, Samuel Úria não conheço por isso não poderia tentar adivinhar, maas na voz feminina aposto bastante na Maria de Medeiros e, não me parece muito também por exclusão de partes que seja uma das outras duas.

Projecto engraçado e, visto que estou fora de Portugal, dá jeito saber destes projectos tugas aos quais não tenho tanto acesso (especialmente envolvendo o Tiago Bettencourt).

Muito bom post :)

Ana Rita disse...

A voz q se reconhece de imediato nos Maria Clementina é a do Tiago Bettencout. Quanto à outra voz masculina também aposto no Samuel Úria por diversas razões. A voz feminina...acho q é Margarida Pinto. Não referem esse nome no vosso texto, mas tenho quase a certeza q é ela. Até pq a biografia dos Maria Clementina tem algumas semelhanças com a realidades dos seus membros (Samuel Úria é de Tondela...)e se a Raquel Menina for mesmo a companheira do Manel da Malta, este último é Miguel Cardona.
Espero não ter confundido ninguém ;)

Cumps